No dia 13 de maio de 2011 artistas das artes cênicas e visuais de Santa Cruz reuniram-se no Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (DCE/UNISC) com o objetivo de, depois de um longo processo de organização, fundar a Associação Centro dos Artistas Independentes das Artes Cênicas e Visuais de Santa Cruz do Sul, o CAI.
Esse foi o primeiro passo de um coletivo de artistas que já nasceu com grandes dimensões e conquistas. Em menos de um mês de existência o CAI já tem oficinas e cursos de Grafitti e Teatro marcadas na comunidade, trouxe para Santa Cruz do Sul o I Encontro Estadual de Artes Circenses e conquistou uma cadeira no Colegiado Estadual das Artes Visuais. O CAI também já tem parcerias firmadas com os próprios grupos de artistas que o compõe e também com o Sated/RS, Proext/Unisc e IEACEN.
O dia 13 de maio foi o marco simbólico da luta organizada dos artistas de Santa Cruz do Sul, feita por dezenas de mãos e essa luta e essa organização somente tendem a crescer ainda mais com a união e esforço dos artistas.
LONGA VIDA AO CAI!
Carta do CAI à comunidade e aos artistas de Santa Cruz do Sul
Desde 2008 Santa Cruz do Sul vem acompanhando um grande movimento artístico e cultural promovido pelos próprios artistas da cidade. Reunidos em seus grupos e no Fórum da Cultura de Santa Cruz (FOCUS) os artistas tiveram muitas conquistas no que diz respeito a avanços na construção de políticas culturais na cidade e a principal foi a criação do Conselho Municipal de Cultura (CMC).
Mas para nós artistas, não basta termos um Conselho de Cultura se não nos organizarmos para usá-lo como nossa ferramenta em prol das nossas conquistas. E também pensamos para muito além do CMC, queremos o reconhecimento da sociedade e do poder público de nosso trabalho, da importância da arte como meio de vida, como mecanismo de desenvolvimento regional e de sua importância econômica, pois gera renda e trabalho.
Sabemos que a população também precisa de arte e cultura. Que investimentos nesse setor são estratégicos e não meramente desperdício ou favor. Nós artistas do CAI sabemos que a arte é uma necessidade dos seres humanos, os investimentos em arte e cultura reduzem os gastos com hospitais e tratamentos de saúde.
Santa Cruz do Sul Precisa avançar artística e culturalmente. Existe uma infinidade de talentos em nossa cidade e muitos desses talentos estão aqui no CAI, lutando por reconhecimento, dignidade e espaço.
Santa Cruz do Sul, 13 de maio de 2011
Centro dos Artistas Independentes das Artes Cênicas e Visuais – CAI
Foto: Enedir Reuter