COLETIVO DE ARTE URBANA


A principal atividade da Setorial de Articulação de Artes Visuais do CAI está relacionada à arte urbana. Através do Centro dos Artistas Independentes a arte underground vem ganhando força e organização em Santa Cruz do Sul.


Se até bem pouco tempo atrás era raro de se ver graffiti nos muros e paredes de nossa cidade, hoje muitas construções de Santa Cruz do Sul ganham beleza e, aos poucos, características que demarcam um centro urbano, criando e refletindo diversas identidades. Sua linguagem traduz anseios, posições políticas e ideológicas.


O Coletivo de Arte Urbana do CAI vem puxando e articulando ações que levem a sociedade a reconhecer o graffiti, o stencil e o muralismo como artes visuais tão importante por aqui quanto à pintura em tela e a escultura. A luta contra o preconceito e a marginalização dos artistas de rua continua sendo a mesma dos grandes centros urbanos.Essa luta se refletiu no Plano Plurianual de Cultura, onde as demandas da arte urbana foram pauta do coletivo do CAI e agora o graffiti tem o reconhecimento de lei em Santa Cruz do Sul.


O Coletivo de Arte Urbana pretende avançar ainda mais na busca do reconhecimento e de espaço, criando na cidade de uma Galeria de Arte a Céu Aberto.